[gallery link="file" size="full" columns="6" ids="975,976,977,981,982,983"]

Os dias estão passando, o início da temporada se aproxima, os pensamentos se voltam para as primeiras competições, e esses eventos vão te dar uma real noção de como foi a sua Fase de Transição e período de Base.

 

Uma boa adaptação a esses períodos dos treinamentos vão te trazer uma maior confiança e motivação para a temporada que se inicia, portanto você deve escolher essas competições com cautela e avaliar seus resultados com mais cautela ainda.

 

Um bom teste que pode ser realizado, independente de ambiente competitivo, é uma "crono escalada", afinal a subida sempre será um excelente parâmetro para qualquer ciclista.  Então, como você deve abordar os montanheses?

 

Para realizar esses testes é importante seguir um "protocolo", o mesmo que você utilizará duranta seu período competitivo. Considere fazer um pequeno polimento, uma redução da carga e da intensidade dos treinamentos, pense em estratégias de alimentação e hidratação, enfim prepare-se da forma como você pretende se preparar para os eventos mais importantes do ano, encare isso como um simulado.

   

  Veja Também

   

Realize o teste em um ambiente conhecido, em algum lugar onde você possa balizar seu tempo com outros tempos que você já fez. Se for realizar o teste de campo em ambiente desconhecido você precisa de outros dados para analisar seu desempenho, como FC, WATT, ou até mesmo de forma mais simples uma comparação por ranking no Strava. Mas se for para um lugar desconhecido busque informações sobre a subida, para traçar uma estratégia a ser cumprida no teste.

 

Por último, e não menos importante, busque perceber o que está fazendo, analisar sua performance em tempo real, enfrentar as dificuldades psicológicas.  Trabalhe sua força mental. As subidas precisam ser encaradas de forma positiva. Observe como você fala enfrenta isso, quando a subida aparece logo a sua frente.

 

Se seu pensamento inicial for "Deus me livre", isso não te ajuda a começar a subida em um bom ritmo. Durante a subida, reforce sua mente com pensamentos positivos. Algumas pessoas focam na cadência, na respiração ou na técnica. Outros buscam ignorar todo o sofrimento, tentando bloquear as respostas corporais e pensando em outras coisas, como o percurso que está lá na frente, uma música, ou o lanche que fará após o treino. Enfim, encontre sua melhor estratégia e utilize sempre que necessário.

 

O importante é você se testar e extrair uma análise realista de como está a sua preparação para a temporada que está prestes a começar. Aproveite que ainda está em fase de simulados, reveja estratégias, corrija erros, e se aperfeiçoe para os eventos alvo que você traçou para o ano.

 

Qualquer dúvida relacionada a esse artigo, ou geral, sugestões de temas nos envie pelos comentários.

 

Para informações sobre como nos mandar produtos ou parcerias, mande um e-mail para: comercial@marconiribeiro.com.br

A Temporada Vai Começar. Você Está Preparado?
A Temporada Vai Começar. Você Está Preparado?
A Temporada Vai Começar. Você Está Preparado?
A Temporada Vai Começar. Você Está Preparado?
A Temporada Vai Começar. Você Está Preparado?
A Temporada Vai Começar. Você Está Preparado?
Compartilhe este post: