Hoje irei falar um pouco do macronutriente mais comentado dos últimos tempos, o famoso carboidrato. Muitas pessoas, principalmente as mulheres, reduzem de forma significante a ingestão de carboidratos. O que justifica essa decisão? Será que ele é tão perigoso? Por que tanto medo dele?

 

Vamos lá?

O carboidrato é a nossa principal fonte de energia. Ele é encontrado em várias frutas, massas, arroz, pães, tubérculos, feijão, lentilha, grão de bico e outros, diante disse, podemos perceber o quanto ele está inserido na nossa alimentação.  Alguns dos alimentos citados, possuem percentual de carboidrato maior, devendo ser um ponto de atenção na escolha, quantidade e qualidade.
Quando não se tem um profissional, nutricionista, para definir o tipo, calcular e equilibrar o consumo de acordo com o biótipo e objetivo de cada pessoa, o consumo desordenado passa a ser perigoso.

 

Outro fator que deve ser levado em consideração é o horário em que é consumido. Geralmente, para os meus pacientes, distribuo a maior parte do consumo dos carboidratos nos períodos da manhã e tarde. É claro que existem exceções, como pacientes que realizam atividades físicas no período da noite, para esses, é preciso de energia para o treino, portanto à indicação de carboidrato específico para treinos nesse horário. Não posso deixar de citar a categorização do carboidrato em: Alto índice glicêmico e Baixo índice glicêmico. Não irei me aprofundar muito nesses dois pontos, mas eles serão fundamentais para que você entenda o que pode ser consumido.

 

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O consumo de carboidratos é fundamental para atletas, é claro que existem outras fontes de energia que também podem ser utilizadas, mas essas outras fontes de energia irei abordar em outro artigo. Não posso deixar de falar que o consumo de carboidrato realizado de forma desequilibrada pode causar diversas doenças dentre a mais conhecida está a diabetes, ela também pode ter origem hereditária, para prevenção dela e de outras doenças o ideal é ter hábitos saudáveis como: ter uma boa alimentação, fazer atividades físicas, evitar consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Bem já descobrimos que o carboidrato está muito presente na nossa alimentação, que é a principal fonte de energia e que seu consumo realizado de forma desequilibrada pode causas problemas para a saúde, agora vamos ao ponto que todos estão aguardando:

 

A importância do carboidrato para o ciclista e quais devem ser consumidos

1. O consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico nos dias que antecedem uma competição é fundamental para que o corpo tenha energia suficiente para a competição, dependendo é claro da duração da competição, esse aporte nutricional em corridas mais curtas pode ser suficiente para que se realize a competição por completo de forma confortável, para isso devemos avaliar alguns aspectos importantes da competição como, altimetria e esforço realizado, se a competição for muito longa e o esforço for muito alto, outras estratégias durante a competição e dias anteriores devem ser realizada, nos casos de competições mais curtas os alimentos abaixo te darão energia de forma gradual para finalizar a prova:

 

1.1. Cereais integrais, aveia, batata doce, inhame, pães e macarrão integral.

 

2. Carboidratos de alto índice glicêmico são fundamentais para serem consumidos cerca de 1 a 4 horas antes do treino ou competição, a quantidade deve ser avaliada com cautela, pois o excesso pode trazer desconfortos estomacais, o consumo realizado de forma errada pode acarretar náuseas e vômitos, comprometendo a corrida ou treino, o ideal é que seja consultado o seu nutricionista com o objetivo de dosar a quantidade correta para que nada de inconivente venha a acontecer.

 

2.1. Frutas são ideais, como a uva, caqui, manga, abacaxi, bebidas isotônicas e melancia.

 

BAIXO IG:55 OU MENOS
MÉDIO IG: 56 – 69
ALTO IG: 70 OU MAIS

 

Você pode utilizar as informações acima para servir de referência, mas lembrando que tudo a ser consumido deve estar dentro da sua dieta e planejado minuciosamente pelo seu nutricionista, o aporte energético e nutricional é fundamental para que você consiga bons resultados e grandes vitórias.

 

Qualquer dúvida nesse artigo ou sugestão de temas nos mande nos comentários.

 

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