Nós ciclistas sempre temos a intenção de convidar nossos amigos, colegas de trabalho, familiares, enfim qualquer pessoa para começar a pedalar. O Ciclismo tem essa parte social muito aflorada, a vontade de convidar novos membros para o "grupo de pedal" é muito forte.

 

Pelo fato de já praticarmos a modalidade há mais tempo, temos a percepção de que tudo é fácil, tudo é muito simples. Mas NÃO É, nessas horas esquecemos todo o sofrimento que já passamos, dos perrengues e dificuldades que tivemos até nos tornarmos Ciclistas.

Esse artigo busca ilustrar pra você Ciclista e para você Novato algumas coisas simples que se levadas em consideração pode facilitar a iniciação de novos atletas na nossa modalidade.

 

1. Preocupação física e técnica

Ciclista : Escolha um passeio relativamente leve para começar, evite subidas ou descidas muito complicadas, caso haja algum problema durante o percurso, seu convidado provavelmente ficará nervoso com a condução da bicicleta, então, tente andar na frente e incentive-o a manter uma distância segura atrás de você.

Novato : Andar de bicicleta na rua ou na trilha pode parecer assustador a princípio, então comece andando em ruas tranquilas. Preste atenção, pedalar com outras pessoas requer consciência, habilidade e prática. Evite mudar de linha ou frear repentinamente, se possível.

 

2. Alimentação

Ciclista : Verifique se seu convidado trouxe água e comida, leve algum dinheiro para o caso de paradas inesperadas. Tente calcular algumas paradas durante o trajeto para que estejam hidratados e alimentados, isso pode ser um ponto positivo para você que que não vai ter que empurrar o convidado até o final do pedal. Lembre-se que um iniciante nem sempre consegue se hidratar e se alimentar enquanto pedala.

Novato : Assim como qualquer atividade física você precisa se alimentar antes de sair de casa, procure levar lanches leves e uma garrafa de água com você. Se hidrate regularmente e pare para comer após a primeira hora. Sempre leve dinheiro com você para o caso de você " fritar " e precisar parar para repor as muitas calorias perdidas.

 

  Veja Também

 

3. Roupas

Ciclista : Aconselhe seu convidado sobre as vantagens de usar roupas específicas. Inicialmente é normal que seu convidado não esteja com roupas específicas, portanto, pode ser necessário que você empreste itens básicos, como bermudas, luvas e capacete.

Novato : A escolha certa das roupas dependerá do clima, em alguns lugares a dificuldade é o calor, e em outras, dependendo da época do ano, a dificuldade pode ser chuva ou frio.

 

4. Equipamentos

Ciclista : Tenha bom senso com seu convidado, verifique as condições da bike, certifique-se antes de conhecer o equipamento dele, pois isso certamente vai influenciar na escolha do percurso, não adianta você levar uma speed para uma trilha de mtb.

Novato : Sua bicicleta precisa estar em boas condições antes de sair para passear. Verifique se não há nada solto, se os freios funcionam, se os pneus estão calibrados. Um kit básico com bomba, camara de ar e um jogo de chaves.

   

Veja que as dicas são bem básicas e requerem apenas alguns minutos e um pouco de comunicação entre anfitrião e convidado. Ambos precisam pensar no coletivo, nem o novato quer bater lata e nem o Ciclista quer ter trabalho, então o bom senso deve prevalecer sempre.

 

Se essas dicas forem respeitadas provavelmente seu convidado vai retornar para novos desafios e com o tempo vai pegar gosto pelo ciclismo e você terá novos companheiros para praticar suas pedaladas.

  Qualquer dúvida nesse artigo ou sugestão de temas nos mande nos comentários.  

Para informações sobre como nos mandar produtos ou parcerias, mande um e-mail para: comercial@marconiribeiro.com.br

Compartilhe este post: