Além de dar um sabor especial aos pratos a pimenta também é repleta de benefícios, principalmente para as pessoas que querem perder alguns quilos e ter uma vida mais longa, irei falar um pouco dos seus benefícios abaixo.
Muito admirada e consumida no nordeste do Brasil ela já faz parte de vários pratos da culinária dessa região, o que é um ótimo sinal, ultimamente ela ganhou muito espaço na mídia principalmente por causa de suas características termogênicas.
Algumas são mais ardidas que outras, mas a maioria é de fácil consumo, é claro que depende da tolerância de cada indivíduo. Além do seu poder termogênico, ela tem propriedades para retardar o envelhecimento, diminuir as taxas de colesterol e até ajudar a prevenir o câncer.
Curiosidades:
– um estudo descobriu que ao consumi-la antes do prato principal a pessoa pode deixar de ingerir 190 calorias da sua dieta;
– quando consumida diariamente a pessoa passa a ter mais tolerância a sua ardência, uma dica para quem tem dificuldade de consumi-la é amassa-la com azeite;
– o consumo da pimenta vermelha durante as refeições estimula o sistema nervoso, fazendo com que o organismo aumente a produção de adrenalina,catecolaminas e noradrenalina, minimizando o apetite e consecutivamente a ingestão de calorias;
– ajuda a controlar as taxas de triglicerídeos e colesterol;
– regula a pressão arterial;
– combate diretamente os radicais livres.
Cuidados:
O seu excesso pode irritar as mucosas estomacal podendo gerar complicações, pessoas que possuem gastrite ou úlcera, deve-se ficar atento ao seu consumo, pois o seu excesso pode agravar o quadro.
Composição:
Composta por potássio, zinco, vitamina A, manganês, ferro, fósforo, zinco e cobre. Rica em vitaminas A, C e E e um composto especial chamado de bioflavonóide que ajuda a retardar o envelhecimento.
Creio que depois dessas informações você irá pensar em uma fora de introduzi-la na sua dieta.
Tipos
Existem diferentes tipos de pimentas e de acordo com o seu tipo sua ardência aumenta, irei falar dos tipo e ardências:
Pimenta Dedo-de-moça
Ardência média, encontrada na forma de molho, desidratada, moída, natural e em conserva. (É muito usada no preparo de molhos, e combina bem com carnes, peixes mais gordurosos e até mesmo em sobremesas, como no doce de pimenta dedo-de-
moça.)
Pimenta Biquinho
Ardência baixa, sabor suave muitas vezes consumida como aperitivo e em geleias.
Pimenta-de-cheiro
Ardência modelara, possui aroma forte, originária da Bahia, muito encontrada em pratos nordestinos.
Veja Também
- A Importância dos Carboidratos para os Ciclistas
- Alimentação Pré Treino Ciclismo e MTB
- Alimentação Pós Treino Ciclismo e MTB
Pimenta Malagueta
Ardência alta, a mais popular alongada e muito vermelha utilizada muito na moqueca, vatapá e tucupi.
Pimenta Cumari
Ardência muito alta, muito picante, vermelha quando madura e arredondada, por ser um pouco amarga é pouco utilizada para molhos, usada mais em outros pratos.
Pimenta Jalapeño
Ardência forte, originária do México, uma das poucas pimentas que é da coloração verde, usada nos pratos mexicanos como chilli, tacos e burritos.
Pimenta Caiena
Ardência moderada, utilizada na cozinha tailandesa e mexicana, na culinária brasileira é utilizada em churrascos principalmente temperando carnes de frango.
Pimenta-do-reino preta
Ardência baixa, utilizada na culinária de muitos países, ela realça o sabor dos alimentos muito encontrada no tempero das carnes vermelhas.
Pimenta Bhut Jolokia
Ardência extraforte, é a pimenta que está registrada no Guinness World Records, como a pimenta mais picante de todas, tão forte que o seu manuseio deve ser realizado com luva, tão agressiva que o seu consumo pode ocasionar lesões internas.
O consumo de pimenta sempre é muito bem vinda em virtude dos seus benefícios e de aguçar o nosso paladar, mas sempre é bom usar com moderação, como não existe praticamente nada de calorias ela está liberada para o consumo.
Qualquer dúvida nesse artigo ou sugestão de temas nos mande nos comentários.
Para informações sobre como nos mandar produtos ou parcerias, mande um e-mail para: comercial@marconiribeiro.com.br
Renato Costa
CRN/1 - 11.503
Nutricionista do Marconi Ribeiro e de alguns alunos da Assessoria MRTeam, Bacharel em Nutrição, Pós Graduado em Nutrição Esportiva e outra em Nutrição, Envelhecimento e Longevidade.