Importante para nossa dieta a linhaça é muito rica em ómega 3 e 6, e fundamental para o corpo agindo como um poderoso antioxidante e renovador celular, muito rica em fibra e gorduras insaturadas, vamos conhecer um pouco mais dela a seguir.

 

A linhaça é muito falada principalmente entre as mulheres, por trazer grandes benefícios para pele e cabelo, além disso, ela tem alto teor ácidos graxos, ômega 3 e 6, ácido alfa linolênico e boa quantidade de fibra.
Uma colher de sopa de linhaça possui em média 4g de fibras, o consumo de fibra é fundamental para o bom funcionamento do intestino, e também ajuda no aumento da saciedade, fazendo com que o seu consumo seja um grande aliado para perda e manutenção do peso.

 

Para que possamos absorver bem seus nutrientes é necessário que a sua casca seja quebrada, muitas vezes durante a mastigação não se consegue realizar esse processo, durante o processo de digestão nosso organismo não possui enzimas capazes de realizar essa quebra e infelizmente boa parte dela se perde não sendo absorvida pelo organismo.
Uma ótima estratégia é tritura-la fazendo com que ela vire uma farinha, essa farinha pode ser utilizada nas refeições diárias, é claro que seu consumo deve ser orientando por um nutricionista. O mais importante ter uma dieta equilibrada contendo todos nutrientes fundamentais.

 

Uma forma simples de consumi-la é utilizar o seu óleo nas preparações das refeições, pois a quebra da casca já foi realizada durante o processo de extração do seu óleo, sendo absorvida melhor pelo organismo.
O óleo da linhaça dourada orgânica é o melhor para ser consumido por ser extraído de grãos mais escuros e opacos.

Seus benefícios

Amiga do coração

O ômega-3 existente nela faz com que ela se torne um grande aliado do coração combatendo das doenças cardíacas, auxliando na e redução de formação de coágulos e minimizando as taxas de colesterol total e de LDL, e consecutivamente diminuindo a pressão arterial.

Auxilia na perda de peso

 

Pesquisadores da Unicamp descobriu que os ácidos graxos insaturados, ou seja, ômegas- 3, 6 e 9, são capazes de reverter e interromper o processo inflamatório do hipotálamo, principal causados da ingestão das gorduras saturadas, os famosos fast food e carnes “gordas”.
O hipotálamo é responsável por sinalizar ao organismo o quanto de comida tem no seu organismo, é como se fosse uma “chave” que controla o apetite.

 

  Veja Também

Dê adeus ao sódio

 

Sabemos que o sódio é um dos vilões do coração, aumentando a pressão arterial e podendo potencializar doenças cardiovasculares, como infarto e hipertensão, mas o consumo da linhaça regularmente auxilia os rins a liberar o sódio juntamente com a água através da urina, mas todo esse processo só funciona perfeitamente se o consumo de
água for ideal.

Mais saúde

 

Suas propriedades antioxidantes auxiliam o sistema imunológico, diminuindo consideravelmente possíveis doenças, geralmente as mais comuns, gripes, resfriados dentre outros.

Resumindo…

Podemos ter mais saúde com essa “sementinha” que é facilmente encontrada na maioria dos mercados, por não ter sabor marcante não temos motivos para não consumi-la. Percebemos que podemos fazer pequenas mudanças nos nossos hábitos alimentares e prolongar nossos dias de vida, é claro que não podemos deixar de informar ou perguntar ao seu nutricionista se o alimento pode ser consumido e qual a melhor forma.

 

Qualquer dúvida nesse artigo ou sugestão de temas nos mande nos comentários.

 

Para informações sobre como nos mandar produtos ou parcerias, mande um e-mail para: comercial@marconiribeiro.com.br

Compartilhe este post: