Sabemos que o nosso corpo precisa de energia para várias coisas, em primeiro lugar os sistemas vitais como, cardiovascular, respiratório, digestório e nervoso. Além desses a energia é fundamental para atividades corriqueiras como, andar, correr, trabalhar e principalmente pedalar é claro, não podemos deixar de citar o nosso principal foco.
Como explicado em um dos artigos já publicados “A Importância do Carboidrato para os Ciclistas”, o carboidrato é a nossa principal fonte de energia, mas nesse artigo iremos abordar outra fonte de energia que também é muito importante não só como fonte de energia que são os lipídeos.
Lipídeos? O que é isso?
São as famosas gorduras tão cobiçadas por muitos, principalmente quando estamos nas churrascarias, gorduras ou lipídeos são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, além disso, elas também funcionam como reserva de energia, impermeabilizante, isolante térmico.
Reserva de energia? Se for reserva de energia posso utiliza-la no lugar do carboidrato?
A resposta é SIM, podemos fazer isso tranquilamente, mas… é claro que não é qualquer tipo de gordura que podemos sair comendo achando que está tudo bem, e existe algumas adaptações que devem ser realizadas pelo seu nutricionista, vou falar sobre algumas características importantes, antes de falar da sua energia.
Ela serve como impermeabilização de superfícies: fundamental em vários alimentos evitando a sua desidratação e mantendo a umidade no seu interior, comprovamos essa característica claramente em algumas frutas, por exemplo, na maça conseguimos observar isso claramente, na sua casca.
Transporte de vitamina: eles são responsáveis por transportar algumas vitaminas, mas apenas as lipossolúveis como a A, D, E e K.
Isolante: os lipídios fazem com que a temperatura do corpo seja mantida, evitado choques térmicos contra as baixas temperaturas e contra choques mecânicos.
Precursores de sais biliares e de hormônios: eles são fundamentais para a produção de hormônios esteroides, como estradiol, testosterona e progesterona, importantes para o rendimento e desempenho do atleta, além de estar relacionados com a produção de sais biliares, que acaba agindo como detergente, facilitando a absorção de lipídios pelo corpo.
Veja Também
Fornecimento de energia
Irei fazer uma comparação entre o aporte energético (calorias) dos carboidratos e dos lipídeos, vamos lá…
Lipídeos: liberam em média, 2,2 vezes mais energia quando eles são oxidados, cada grama de gordura é responsável por liberar cerca de 9Kcal em média.
Carboidratos: produz apenas 4 Kcal, lembrando que o metabolismo energético do carboidrato acontece antes dos lipídios, os lipídeos se transformam em energia de maneira secundária.
E agora como fazer com que os Lipídeos virem fonte de energia?
Para que possamos fazer com que os lipídeos se transformem em fonte de energia, primeiramente precisamos reduzir a ingestão de carboidrato gradativamente, até chegar ao ponto que o corpo consiga identificar que a única fonte de energia disponível seja o lipídeo/gordura, para que você consiga fazer esse processo de forma segura sem sentir nenhum desconforto, é necessário que procure um profissional nutricionista para que faça esse trabalho, sem isso você pode sentir vários sintomas desagradáveis, podendo chegar até desmaiar, não recomendo que faça essa mudança sem esse controle, faça a coisa certa que tudo dará certo.
Qualquer dúvida nesse artigo ou sugestão de temas nos mande nos comentários.
Para informações sobre como nos mandar produtos ou parcerias, mande um e-mail para: comercial@marconiribeiro.com.br
Renato Costa
CRN/1 - 11.503
Nutricionista do Marconi Ribeiro e de alguns alunos da Assessoria MRTeam, Bacharel em Nutrição, Pós Graduado em Nutrição Esportiva e outra em Nutrição, Envelhecimento e Longevidade.