Finalizando a série de artigos que trata das fases dos treinamento, vamos abordar por último a Fase dos Específicos, que também é uma fase de polimento para o período competitivo. Nessa fase você deverá focar nos treinos que mais te favorecem na corrida alvo, e ao mesmo tempo na redução da fadiga em busca da melhor performance no dia da competição.

 

Partindo do pressuposto que a Base e a Fase de Construção já foram realizadas de forma correta, com consistência e disciplina, o seu corpo está em forma, e a sua data de atingir o pico de performance se aproxima. É a hora de dar o polimento, fazer o ajuste fino na máquina! É natural que seu corpo esteja cansado, e por isso a Fase Específica é muito importante, pois aqui vamos descansar o corpo, sem perder condicionamento físico.

 

Agora é o momento em que você deve ter a exata noção do percurso, da altimetria, e das suas reais condições para o dia do evento. Se a sua preparação visa uma prova de XCM ou de Estrada num percurso mais plano, é razoável que você esteja focado nos treinos de passo ou sprint, por exemplo. Como já mencionado a sua postura tem muita influência nos seus treinamentos e no seus resultados. É preciso ter compromisso com os treinos, e se preparar de forma consciente.

 

Qual a importância do Polimento?

É nessa fase que devemos dar ao corpo o descanso do acúmulo das horas treinadas e das altas cargas aplicadas na musculatura, mas é crucial realizar esse descanso de uma forma que não se perca condicionamento físico. Essa talvez seja uma das Fases mais complexas, porque aqui a individualidade aparece com mais vigor. Existem aqueles que não gostam muito de “tirar o pé” na semana da corrida, existem aqueles que preferem descansar demais, mas a indicação é a realização de exercícios em pirâmide durante a semana.

 

Como seriam esses exercícios em pirâmide? Em regra, são aplicados durante a semana cargas de treinamento com diminuição gradativa e contínua, buscando o repouso da musculatura, mas sem deixar de estimular o corpo. Por exemplo, supondo que se realize treinos de 3ª a Sábado, e a corrida seja no Domingo: Inicie a semana fazendo 5 estímulos na 3ª feira, focado na sua melhor característica PARA A COMPETIÇÃO, como dito se você gosta de subidas, mas a corrida é plana não adianta treinar subida na semana da prova. E a cada dia da semana você reduz um estímulo, ou seja, 4ª feira – 4, 5ª feira – 3, 6ª feira – 2, e Sábado apenas um estímulo no dia da véspera.

 

  Veja Também

 

Lembrando que estamos numa fase de polimento e descanso, então nada de estímulos muito longos, se você estiver focado no treino de passo não invente de fazer (5 x 10′ Z4/5′ Z2) na semana que antecede a prova, você precisa descansar e aprimorar as suas melhores características. Se o seu foco é nos ritmos de passada, faça (5 x 1’30” Z4 / 1’30” Z2), no início da semana reduzindo até (1 x 1’30” Z4 / 1’30” Z2) no sábado na véspera da corrida.

 

O que devemos alcançar nessa Fase?

 

O objetivo ideal é alcançar o pico de performance no dia da competição, conseguir descansar o corpo e manter a forma física. Para que toda preparação realizada durante a Base e a Construção possa ser colocada em prática no momento exato. Outro fator importante, é que nessa fase com a realização desses estímulos de polimento o corpo responde muito bem aos treinos realizados ajudando também na parte da confiança.

 

Por isso a busca dessa Fase vai além do trabalho físico, a preparação também chega ao nível mental e psicológico. Além de preparar o corpo para os eventuais desgastes da competição, há uma busca pela elevação da confiança. O aumento da confiança é fundamental, porque a força mental é um fator decisivo no período das competições.

 

Após a fase Especifica você retorna para a fase de construção, e traça um novo objetivo ou meta. Assim você se mantém motivado e treinando para novos desafios. A Fase Específica depende da sua preparação anterior, mas é necessária para a realização de um competição alvo. Caso você participe de uma competição e essa não seja sua corrida alvo não é necessário realizar essa preparação especifica, Polimento.

 

 

Qualquer dúvida nesse artigo ou sugestão de temas nos mande nos comentários.

 

Para informações sobre como nos mandar produtos ou parcerias, mande um e-mail para: comercial@marconiribeiro.com.br

Compartilhe este post: