Muito conhecida a cenoura não pode faltar na sua alimentação, possui sabor agradável e é uma grande fonte de fibras, vitaminas, carotenóides, minerais, antioxidantes naturais e principalmente β-caroteno que estimula a melanina. Ela pode ser consumida crua ou cozida na salada ou processada. A cenoura é muito utilizada na culinária brasileira, muito consumida em saladas que são refrescantes, e são uma ótima opção para períodos quentes como verão. Ela é muito utilizada no meio gastronômico para colorir e abrilhantar os pratos mais requintados além de ser nutritiva, geralmente ela é um dos primeiros vegetais que os recém-nascidos experimentam logo na primeira fase por ter sabor adocicado ela é muito bem aceita no paladar desses pequeninos, utilizada também em muitas sopas e em especial para idosos novamente por ser bem aceita por conta do seu sabor, ela sempre está presente em todas as fases da nossa vida e na maioria das vezes muito bem vinda.

 

Não posso deixar de citar o tão famoso bolo de cenoura com chocolate que é um dos carros chefes das crianças e adultos, muito bem aceitos em várias sobremesas, quero deixar claro que toda sobremesa deve ser consumida moderadamente e de preferência colocada em sua dieta para que não ultrapasse a quantidade calórica diária, consulte seu nutricionista tenho certeza que ele vai te orientar da melhor forma.

 

A cenoura possui muitos nutrientes e propriedades medicinais, essas são algumas propriedades e benefícios.

 

Benefícios e Propriedades:

 

✔ Ajuda a regular o ciclo menstrual e cólicas, auxiliando na circulação sanguínea;
✔ Promove um belo bronzeado por possuir betacaroteno que é grande aliado da melanina;
✔ Aumenta a expectativa de vida, uma pesquisa Norte Americana identificou que o consumo do nível de alfa caroteno e antioxidantes naturais evita a morte prematura;
✔ Pesquisas americanas identificaram que o consumo de cenoura por crianças minimiza a o ganho de peso e a obesidade infantil, assim como o consumo de espinafre e brócolis;
✔ Melhora a fertilidade masculina, melhorando a qualidade do espermatozoide, assim como o consumo de frutas e legumes podem potenciar essa melhora em até 10%;
✔ Faz bem aos olhos por possuir vitamina A, que é a principal vitamina que auxilia principalmente a visão noturna;
✔ Melhora a qualidade da pele, por ser um vegetal da “cor amarela”, vegetais e frutas que possuem cores amarelas são ricos em betacaroteno, essa substância também ajuda na elasticidade da pele;
✔ Ajuda no combate ao envelhecimento por possuir vitamina C, poderoso antioxidante;
✔ Reintegra o intestino por possuir peptina, ajudando pessoas que possuem constipação;

✔ Fortalece unhas e cabelo;
✔ Ajuda a regular o ciclo menstrual e seus sintomas (cólicas), melhorando o fluxo sanguíneo na região.

 

Curiosidades

Por ter um paladar adocicado muitas pessoas que possuem diabetes acham que ela deve ser retirada do cardápio, em 100 gramas ela possui 34 calorias, sendo que 7,7g de carboidratos, 3,2g de fibra e 1,3g de proteína e praticamente nada em gordura, o índice glicêmico é baixo, mas devemos considerar, dependendo do grau de diabetes do paciente, para que ele evite problemas a cenoura deve ser consumida crua, pois o processo de absorção é mais demorado minimizando os impactos do índice para ele.

 

Dica

No momento de consumir a cenoura é fundamental mastigar bastante, em média para poder engolir um alimento deve-se mastigar cerca de 30 vezes, no caso da cenoura por ela ser mais dura esse processo geralmente acontece, a mastigação é um dos maiores aliados para quem quer perder peso, o processo faz com que a pessoa potencialize a liberação de enzimas digestivas aumentando assim a saciedade.

Tome cuidado na preparação dos sucos, o processo de centrifugar a cenoura faz com que ela perca grande parte de suas fibras, ficando no recipiente, é claro que é impossível fazer um suco de cenoura sem ter que passar por esse processo, o ideal é reaproveitar o que ficou no recipiente em outra preparação, para que não desperdiçar essas fibras.

 

Conclusão

Podemos concluir que é um vegetal de fácil acesso e presente praticamente em todas as estações do ano, não temos motivo para não consumi-lo, lembre-se um ótimo suco sempre é bem vindo, nesse suco você pode incluir gengibre, limão, abacaxi, beterraba e maçã.

 

 

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