Estamos na "baixa temporada", aquela fase em que uma temporada termina, e começamos a nos preparar para o próximo ciclo de treinamentos. É o momento de dar uma parada, descansar, rever o que foi feito na última temporada, encontrar os erros e os acertos. É o chamado "Período de Transição", pense nesse momento como um elo de ligação entre duas temporadas, dois ciclos de treino.

 

Tratando de métodos tradicionais o normal é realizar uma temporada, um ano inteiro de treinos, e nessa fase estamos esgotados física e mentalmente. O acumulo de treinos, os períodos difíceis, as viagens, o sofrimento das corridas, as vezes podemos não perceber, mas tudo isso tem um preço, não somos máquinas. Para evoluir o corpo precisa passar por momentos de estímulos, mas também precisa descansar.

 

Hoje em dia é tão fácil acompanhar os atletas profissionais, as redes sociais nos mostram tudo que eles andam fazendo por aí, se você segue Nino Schurter, Henrique Avancini, Mathieu Van der Poel, verá que TODOS eles descansaram durante o fim da temporada deles, reduziram o ritmo, ficaram de férias da bike, e recomeçaram a temporada periodizada com Base, Construção e Específicos. Ora, se eles, os melhores do mundo com toda estrutura e vivendo somente disso param para descansar o que te leva a pensar que você não precisa parar?

 

Durante os treinamentos, todo atleta precisa de dias fáceis, semanas fáceis e meses fáceis. O período de transição é justamente isso, a hora de um mês fácil. Aproximadamente 3 ou 4 semanas de atividade reduzida, você estará pronto para voltar, estará recuperado tanto física quanto mentalmente.

 

Permaneça com seu estilo de vida saudável

 

Não entenda errado, o Período de Transição envolve descanso sim, mas ninguém está te dizendo para deitar no sofá e fazer maratonas de Netflix com comida processada e cheio de refrigerante. Entenda que a Transição é uma fase de recuperação, que você deve aliviar sua mente e seu corpo, do stress dos treinos, mas não é pra chutar o balde.

 

Realizar atividades diversas daquela que você está acostumado é muito recomendado, no nosso caso, como ciclistas, devemos buscar atividades aeróbicas diferentes da bicicleta. Mas não é TREINO, faça caminhadas, ou corra em parques, mas sem compromisso com o treinamento, faça porque você é saudável. Se for viajar busque passeios que envolvam caminhadas, trekkings, etc.

 

Como já dito, a permanência saudável envolve também a sua alimentação. Continue com os bons hábitos nutricionais, isso vai ajudar na recuperação e controle do peso. Comer bem ajudará na recuperação e garantirá que você não ganhe muito peso durante o intervalo.

 

  Veja Também

 

Evita que você "Quebre"

  Entenda, quando avaliamos nosso desempenho, ou nossa performance durante os treinamentos, existem três fatores que são os pilares:   Fitness: seu desenvolvimento a longo prazo, normalmente dividido em blocos de seis semanas de estresse no treinamento Fadiga: o preço que os últimos sete dias de treinamento cobraram do seu corpo Forma: o equilíbrio entre os dois acima - se estiver muito cansado, não vai a lugar nenhum rápido.   Já tratamos de forma mais abrangente desses temas, clique aqui.  

Quando se aborda uma temporada de forma planejada, sua forma física aumentará lenta e constantemente ao longo dos meses e atingirá o pico de performance numa competição alvo. Normalmente, esse pico acontece no momento em que sua fadiga também é muito alta - resultado dos treinamentos que você fez em busca da melhor forma possível. Mais um motivo para você acreditar que precisa tirar uma folga.

 

Normalmente é nessa fase, após a transição quando se entra na base, que há os maiores ganhos de  performance, pois a repetição desses ciclos de treinos vai se acumulando, e o fato de se estar treinando sem o comprometimento com uma corrida nos próximos dias faz com que você se dedique apenas aos treinos com foco total em treinar e recuperar.

 

Acredite você voltará MAIS FORTE

 

Pode parecer estranho, mas é isso mesmo,  o período de transição de folga da bicicleta o tornará mais forte a longo prazo. A maneira como os pilares do treinamento citados (fitness, forma e fadiga) interagem entre si significa que, teoricamente, depois de algumas semanas longe da bicicleta, você terá ganhos a longo prazo.

 

Quando nós ficamos alguns dias de folga da bike descansamos mais do que perdemos capacidade aeróbica. Essas duas semanas de férias descansando, e ficando com saudade da bike nos deixam você como um animais enjaulados! Só a saudade dos treinos com a galera já é um ganho de motivação enorme no retorno, mas também há razões científicas. Nosso condicionamento físico é muito mais "resistente" que nosso cansaço, por isso é um ganha-ganha.

 

É claro que inicialmente estaremos menos treinados que o nosso auge da última temporada, mas o fato de estar descansado compensa isso rapidamente. O seu raciocínio deve ser: Estou começando essa nova temporada mais forte do que comecei a última, afinal você tem 12 meses de treino a mais no seu corpo, é um processo contínuo. Um dado curioso é que nós amadores ganhamos mais com o período de transição bem realizado do que os profissionais de elite.

 

É uma boa hora de resolver vários problemas

 

Deixar a bike parada por alguns dias é positivo também para realizar manutenções, ajustes de posição, bike fit, etc. Sempre estamos sem tempo para fazer essas coisas, em algumas cidades uma revisão de suspensão pode levar alguns dias, a substituição de algumas peças que se desgastaram na temporada, upgrades de equipamentos, efim, uma infinidade de coisas que deixamos de fazer para não perder um dia sequer de treinamento.

 

Aproveite essas horas livres também para curtir seus equipamentos, lavar sua bike, sapatilhas, criar uma conexão com suas coisas. Relembre os bons momentos que a bike te proporciona, e projete os próximos desafios, que virão. Afinal nós que gostamos de ciclismo criamos laços com nossos equipamentos, as bikes não apenas objetos, nós acabamos criando um apego saudável com nossos brinquedos.

 

Tenha BOM SENSO

 

Como já explorado aqui, a grande maioria dos atletas se beneficia com essa fase de transição na temporada, mas é claro que a regra não se aplica a todos. Entender se você realmente precisa dessa pausa é basicamente uma questão de bom senso.

 

Se você não conseguiu treinar, se teve alguma lesão, queda que te impediu de praticar as atividades, ou se seu treinamento é interrompido por conta de viagens a trabalho, etc. Provavelmente você não chegou ao nível de stress físico e mental, e a fadiga que exige uma pausa do treinamento. Então avalie com bom senso.!

 

Não se desespere ... quanto tempo leva?

 

Mais uma vez isso depende da sua última temporada. Para obter o benefício de descansar, é recomendável um mínimo de duas semanas fora da bicicleta (sem andar de bicicleta), antes de começar um treinamento mais fácil. Agora, se você teve uma temporada longa e difícil ou está se sentindo esgotado, faça um check-up médico e descanse o tempo que precisar - normalmente, são necessárias três a quatro semanas.

 

Qualquer dúvida relacionada a esse artigo, ou geral, sugestões de temas nos envie pelos comentários.

 

Para informações sobre como nos mandar produtos ou parcerias, mande um e-mail para: comercial@marconiribeiro.com.br

 
Compartilhe este post: